Na Premium Ópticas acreditamos que a partilha de conhecimento pode ser o maior aliado na prevenção de diversas doenças oculares.
Neste artigo vamos falar-lhe sobre alergia ocular e tudo o que precisa de saber sobre esta patologia muito comum na população portuguesa.
O que é a Alergia Ocular?
A alergia ocular tem origem em determinadas substâncias – designadas de Alergénios ao entrarem em contacto com a mucosa ocular, criam uma inflamação. Estas substâncias são habitualmente inofensivas, exceto quando há história de doença alérgica.
A Alergia Ocular afeta 20% da população e consiste numa reação inflamatória e recorrente da superfície ocular externa. O aparecimento desta complicação é mais comum na Primavera, por isso se está a sofrer de uma alergia ocular não se preocupe, nós vamos explicar e indicar a melhor forma de prevenir esta patologia.
A Conjuntivite Alérgica ou Queratoconjuntivite vernal é a tipo de alergia ocular mais comum.
Existem dois tipos de Conjuntivites alérgicas:
- Agudas
- Crónicas
As agudas caracterizam-se por surgir sazonalmente na Primavera com o aumento do pólen e a baixa da humidade propensa para o surgimento de ácaros;
As crónicas podem surgir em qualquer altura do ano e podem estar associadas a um alimento, pêlos de animais etc.
Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas são comuns nos dois tipos:
SINTOMAS
Caracteriza-se por olhos inchados ao acordar, lacrimejo e comichão, sensação de ardência e areia nos olhos e sensibilidade à luz
Como prevenir a Alergia Ocular?
Começamos este artigo por referir que o melhor tratamento é a prevenção evitando assim o aparecimento desta complicação.
A alergia ocular previne-se com um conjunto de medidas que evitam a exposição do paciente aos alergénios.
Na época polínica entre março a julho deve:
- Usar óculos escuros (100% filtração ultravioleta);
- Evitar cortar relva ou andar ao ar livre nas primeiras horas da manhã (alturas de maior polinização), em dias ventosos ou quentes e secos e em espaços relvados;
- Em casa, é fundamental evitar a acumulação de pó e de ácaros domésticos, que se alimentam das escamas que se libertam da pele humana e de certos bolores, cujo crescimento é facilitado pelo calor e pela humidade. Pode alojar-se no quarto onde dorme – cama, almofadas, cobertores e colchões – que existem em maior abundância e, particularmente, a partir de outubro e durante todo o inverno.
Esperamos que este artigo o tenha ajudado a esclarecer e a aumentar o seu conhecimento sobre o tema das alergias oculares.
Qualquer dúvida adicional que tenha pode colocar, temos uma equipa de optometristas disponíveis para o ajudar.