3 Dicas para Proteger os Olhos do PC

Em 2020 a Nielsen Company efectuou um estudo, onde chegou à conclusão de que uma pessoa (nos Estados Unidos) está aproximadamente 10 horas e 30 minutos por dia no smartphone, computador, a jogar consola, no tablet ou a ver TV.

Podemos, por motivos óbvios, chegar à conclusão que o comportamento de uma pessoa citadina em Portugal será, com algum grau de variação no nº de horas, similar ao do norte-americano.

Esse número elevado de horas a olhar para um ecrã cria um impacto negativo nos olhos. Causa uma fadiga ocular que pode ir de visão embaçada, até dores de cabeça e pescoço.

A questão é que algumas profissões têm por base o uso do computador, ou seja, não há como fugir ao mesmo. Apresentamos algumas dicas práticas que podem ajudar a proteger os seus olhos do cansaço visual.

DICA 1: FAÇA UMA PAUSA

Pausas para descansar os olhos é algo que os seus avós não tinham de considerar. Mas como hoje em dia passamos cada vez mais tempo a olhar para o ecrã do telemóvel/computador/TV/tablet, precisamos de dar aos nossos olhos um descanso ao longo do dia. Saia de frente do ecrã e faça os seus olhos descansarem. 10min (a pausa do cigarro) a cada hora de uso contínuo. Pode aproveitar essa pausa para exercitar os olhos (Dica 3). Durante essas pausas, levante-se e mexa-se um pouco. Alongue os braços, pernas, costas, pescoço e ombros para reduzir a tensão e a fadiga muscular.

DICA 2: ILUMINAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO

A iluminação é tudo. Não dizemos isto de ânimo leve, mas quando se trata de tempo de uso de ecrã no local de trabalho…a iluminação é tudo. Escritórios com muita luz natural ou artificial aumentam o brilho na tela, o que causa fadiga ocular. Se trabalhar remotamente, é fácil combater a luminosidade de forma a aliviar a pressão sobre os seus olhos.

Feche parcialmente as cortinas, desligue as luzes mais fortes e tente posicionar o ecrã do computador evitando reflexos. A fadiga ocular é por norma causada por luz excessivamente brilhante, seja luz solar ou iluminação interna.

No entanto, não escureça em demasia o ambiente uma vez que pode fazer com que os seus olhos tenham de fazer um esforço adicional para focar o ecrã por estar muito escuro. 

Não deve existir um contraste muito grande entre a claridade do ambiente e do ecrã. 

DICA 3: EXERCÍCIOS

Outra causa do cansaço visual é a “fadiga de foco”. Para reduzir o cansaço visual que vem do focar constantemente uma tela, desvie o olhar do computador uma vez a cada 20 minutos e olhe para um objeto distante (pelo menos 5 metros) por um mínimo de 20 segundos. Olhar para longe relaxa o músculo focalizador dentro do olho, o que ajuda a reduzir a fadiga.

Outro exercício que recomendamos é olhar para um objeto que está longe durante 10 a 15 segundos e de seguida olhar para algo que está perto por 10 a 15 segundos. Faça isso 10 vezes. Este exercício reduz o risco de haver um bloqueio na capacidade de focar dos olhos (uma condição chamada espasmo acomodativo), que surge após demasiadas horas a focar num ecrã .

DICA BÔNUS: PISQUE MAIS VEZES

Sabia que quanto mais tempo fica a olhar para um ecrã, menos vezes irá piscar os olhos? E quanto menos vezes piscar, mais os seus olhos ficarão secos e irritados, o que aumenta o risco de problemas oculares. Portanto, quando estiver no computador, faça questão de piscar normal e totalmente. Se achar que os seus olhos estão muito secos, use soro fisiológico ou outro tipo de gotas artificiais que o seu oftalmologista recomende.

Para mais informações ou para agendar um exame de rotina

This entry was posted in Blog and tagged .