As lentes progressivas vieram trazer qualidade de vida para os pacientes mas existe uma percentagem de pessoas com o problema de adaptação às lentes progressivas.
Encontra-se nesta situação? Leia este artigo até ao fim, podemos ajudar a solucionar o seu problema.
Cada pessoa é uma pessoa e isso acontece com os seus olhos e hábitos de visão estes são únicos. Por essa razão é necessário que as suas lentes progressivas sejam corretamente personalizadas para si.
Baseada na nossa experiência de mais 15 anos na área da óptica vamos expor as razões mais comuns para dificuldade na adaptação às lentes progressivas.
O técnico de óptica tem um papel de extrema importância no sucesso da sua adaptação às lentes progressivas.
A lente é projetada assimétricamente, de forma a ajustar-se ao normal funcionamento dos olhos. Cada zona de distância passa gradualmente para a outra, sem interrupções.
1. Medidas tiradas com erro
A lente progressiva funciona da seguinte forma:
1. A metade superior da lente é usada para a visão ao longe, por exemplo, para ver uma paisagem.
2. A parte central da lente ajuda a ver as coisas a uma distância intermediária, por exemplo, na televisão.
3. A parte inferior da lente auxilia a visão ao perto, por exemplo, para ler um livro ou usar o telefone.
4. As áreas laterais são normalmente desfocadas ou distorcidas. Para ver através de cada uma das zonas necessita de levantar a cabeça mudando o foco para uma zona diferente da lente.
A incorreta medição dos campos de visão pode fazer com que os seus olhos não se habituem às áreas individuais de visão e à respectiva posição nos óculos: na área inferior, apenas vê, nitidamente, as distâncias ao perto. Se olhar ao longe, terá de o fazer usando a área superior da lente, pois caso contrário tudo irá ficar desfocado.
É necessário fazer uma análise completa tendo em consideração o seu trabalho e hobbies, de modo a ficar com uma ideia dos seus hábitos visuais. A sua postura e o formato da sua cabeça também são importantes.
O tempo médio de adaptação pode ir até 2 meses caso não se habitue, dirija-se à óptica.
2. Incorreto ajustamento da armação no rosto
A incapacidade de se adaptar às lentes progressivas pode estar relacionado simplesmente com o problema do incorreto ajustamento da armação no seu rosto, o que faz com que os campos de visão se alterem.
Neste caso é necessário dirigir-se à sua óptica para que o profissional possa ajustar a armação e consequentemente o seu campo de visão.
3. Escolha incorreta da armação
A escolha incorreta da armação é outra das razões que pode estar na origem da sua dificuldade em adaptar-se às lentes progressivas.
Como saber se a armação é adequada para o seu rosto? Se o modelo de armação que gosta preencher estes requisitos é porque é adequado para o seu rosto.
- a ponte (parte central) deve encaixar bem no nariz e as plaquetes (os apoios) não devem magoar nem devem ficar “colados” ao canal lacrimal;
- as hastes devem acompanhar a orelha sendo que deve “sobrar” cerca de 4 cm;
- a armação não deve causar qualquer desconforto inicialmente pois a tendência é mais tarde é magoar ou criar ferida;
- após a escolha da armação, esta deve ser ajustada antes de se tirar as medida para o fabrico das suas lentes;
4. Falta de insistência por parte do cliente para ultrapassar o período de adaptação
O período de adaptação é diferente de pessoa para pessoa sendo em média 3 a 4 semanas.
Durante o processo de habituação é importante que o utilizador use as lentes progressivas de manhã até à noite. O olho e o cérebro têm de se habituar a ajustar às diferentes potências de refração das lentes progressivas.
Lembre-se que está num período de adaptação e existem efeitos colaterais que são totalmente naturais e que com o tempo vão diminuir.
- A desfocagem e as pequenas distorções nas extremidades das lentes.
- Necessita de se habituar às áreas individuais de visão e à respectiva posição nos óculos: na área inferior, apenas vê, nitidamente, as distâncias de perto. Se olhar ao longe, terá de o fazer usando a área superior da lente, pois caso contrário tudo o que vier estará desfocado.
Teste individualmente os vários motivos apresentados para não conseguir se adaptar às lentes progressivas.
Esperamos que o nosso artigo o possa ajudar a perceber qual a razão que está a motivar o processo de habituação às lentes progressivas.
Qualquer dúvida que tenha pode nos colocar através da caixa de comentários.