Podemos afirmar que existe uma maior tendência para o aparecimento de certas complicações oculares em mulheres. Continue a ler o artigo para descobrir quais as causas, os sintomas e os tratamentos.
Porquê?
Os problemas de visão em mulheres devem-se a um conjunto de diferentes factores. Neste conjunto de factores encontram-se:
- Factores hormonais, como por exemplo na gravidez ou menopausa;
- Factores genéticos;
- Uso de medicamentos;
- Sistema Imunológico;
- Condições Ambientais;
- Maior esperança média de vida;
Quais os 5 problemas de visão mais comuns?
1. Olho Seco
A produção de lágrimas tem um papel fundamental na proteção, lubrificação e limpeza da região ocular.
Quando existe uma falta de líquido ou alteração da sua qualidade existe o aparecimento do síndrome do olho seco. O aparecimento deste problema na visão é mais comum aparecer com a idade.
Além da idade, existem outros fatores que propiciam o aparecimento do síndrome do olho seco, como, por exemplo:
– Uso de medicamentos antidepressivos;
– Doenças Autoimunes;
– Alterações hormonais;
– Problemas decorrentes da gravidez;
O síndrome do olho seco manifesta-se através de sintomas como comichão, vermelhidão, ardor ou sensação de um corpo estranho dentro do olho.
O tratamento envolve a utilização de lubrificantes oculares. Recomendamos a marcação de uma consulta de optometria para observação e acompanhamento.
2. Degeneração macular relacionada com a idade
A Degeneração macular é observada após os 50 anos e afeta a região central da retina (mácula) devido à destruição dos fotorreceptores.
Esta doença ocular provoca a perda progressiva da visão.
A causa deste problema pode estar relacionada com fatores ambientais, hereditários, genéticos ou hormonais. Os maus hábitos como o tabagismo e o consumo exagerado de gordura contribuem para o aparecimento da degeneração macular.
Os sintomas mais comuns desta patologia são perda da visão central, deformação de imagens e percepção de manchas e borrões.
O tratamento da degeneração macular dependendo do tipo, pode ser tratada a laser, de forma a coagular os vasos causadores do sangramento presente no fundo dos olhos.
3. Glaucoma
O glaucoma é uma doença ocular caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e, por consequência, pela lesão do nervo óptico e por defeitos no campo visual. A doença em casos extremos pode levar à perda parcial ou total da visão quando não é acompanhada devidamente por um profissional.
O Glaucoma manifesta-se através de dores nos olhos, dores de cabeça e perda do campo visual.
O tratamento desta doença é feito através de colírios específicos para diminuir a pressão intraocular ou com cirurgia.
4. Moscas Volantes
Moscas Volantes são pontos negros que se movem dentro um ou dos dois olhos. Este fenómeno ocorre devido ao processo natural do deslocamento do vítreo, gel que a cavidade posterior do globo ocular.
O surgimento das moscas volantes acontece após os 45 anos.
Neste quadro clínico pode ser necessária a intervenção cirúrgica para dissolver as manchas nos olhos ou substituir o vítreo dependendo da gravidade da situação.
5. Catarata
Catarata desenvolve-se no cristalino (lente natural dos olhos) tornando-o opaco. As pessoas com catarata tendem a perder a visão ao longo do tempo.
Nas mulheres a origem da catarata está associada à menopausa, período em que ocorre a interrupção da circulação de estrogênio no organismo. Esta hormona é responsável por bloquear a produção de proteína C-reativa, causadora da doença. Esta patologia também pode ter origem na exposição aos raios ultravioletas ou diabetes.
Os principais sintomas da catarata são:
-a perda progressiva da visão;
-diminuição da nitidez à noite;
-perceção desbotada das cores;
– vista turva e embaçada.
O tratamento da catarata envolve uma intervenção cirúrgica denominada de facoemulsificação que consiste na retirada da catarata por aspiração e inserção de uma lente irtraocular.
Esperamos com este artigo ter ajudado a esclarecer algumas das suas dúvidas sobre esta temática.
É importante relembrar, que mais do que saber, é necessário estar atento e precaver o aparecimento ou tratamento no estado inicial destas doenças.
Siga as nossas redes sociais onde semanalmente partilhamos conteúdos sobre saúde ocular.