Ao longo destes últimos dois anos de Pandemia a obrigatoriedade do teletrabalho foi uma realidade devido ao aumento do número de casos de Covid-19 em Portugal.
Este foi um exemplo de uma das medidas de contenção da propagação do vírus é uma forma de dar continuidade ao trabalho.
O teletrabalho originou mudanças nas políticas laborais em algumas empresas mas não foi só nesta categoria, a sua saúde ocular também sofreu consequências com esta política.
Quais possíveis consequências de um período prolongado de teletrabalho para sua visão?
Estudos revelam que o teletrabalho originou um aumento do número de horas de trabalho e consequentemente um maior número de horas diárias em frente ao computador.
A utilização de dispositivos eletrónicos causa um foco a curta distância num desafio constante para os olhos, por isso, é importante perceber as implicações destas práticas para prevenir problemas graves e identificar sintomas.
Este comportamento durante longo período pode dar origem à Síndrome da Visão Digital é uma doença que tem origem na exposição excessiva aos ecrãs.
O que é a Síndrome da Visão Digital?
A síndrome da visão de computador integra-se num grupo de doenças oculares causadas pelo computador, resultado do uso excessivo.
O uso do computador, telemóvel ou ipad provoca que os olhos façam movimentos repetitivos e rápidos demais para o nosso cérebro .
Isso, junto com o brilho e contraste da tela, confunde o nosso cérebro e os nossos olhos, e prejudica bastante a nossa visão.
Quais os sintomas da Síndrome da Visão Digital?
Alguns exemplos dos sintomas mais comuns da síndrome da Visão Digital:
- Dor de cabeça frontal;
- Olhos secos;
- Cansaço visual e olhos vermelhos;
- Visão turva ou desfocada;
- Dificuldade em focar e perda de atenção.
Estes sintomas também podem ter origem em outros fatores como uma iluminação insuficiente, uma distância incorreta para o dispositivo, má postura, problemas de visão anteriores, entre outros.
A luz azul emitida pelos ecrãs influencia diretamente a qualidade das imagens formadas na nossa retina e poderá também influenciar a qualidade do sono. Ou seja, cansamo-nos mais e podemos passar a ter maior dificuldade em adormecer, podendo chegar mesmo a sofrer de insónias.
Como prevenir estes sintomas?
Enumeramos alguns exemplos de bons comportamentos para proteger a sua visão:
1. Escolher lentes produzidas em matérias que bloqueiam a luz azul dos ecrãs, ter isso em consideração no momento de adquirir as suas lentes oculares pedido sempre opinião aos profissionais da óptica;
2. Ajustar a distância do ecrã para que não esteja nem demasiado próximo, nem demasiado longe de nós;
3. Procurar zonas da casa onde existam menos reflexos e brilhos;
4. Dar preferência a um espaço de trabalho bem iluminado, de preferência com luz natural;
5. Evitar o uso de dispositivos eletrónicos, pelo menos 2 horas antes de deitar, para ter uma melhor qualidade de sono;
6. Fazer intervalos para descansar a mente e também os olhos;
Independentemente de adotar comportamentos que protegem a saúde dos seus olhos é importante fazer a sua consulta de rotina anualmente e assim acompanhar a evolução da sua saúde ocular.
Marque a sua consulta online e coloque sempre a sua saúde em primeiro lugar.
Siga as redes sociais da Premium Ópticas onde falamos mais sobre saúde ocular.