Erradamente foi criado um mito sobre o uso de lentes progressivas, tendo sido associando a ideia de que são complicadas de usar, desconfortáveis, causando enjoos, dificuldades visuais e até dores no pescoço!
Neste artigo vamos dar resposta às dúvidas mais frequentes que diariamente são colocadas pelos nossos clientes para ajudar mais pessoas a desmistificar o uso de lentes progressivas.
As dúvidas mais frequentes são:
1. Como funciona uma lenta progressiva?
A lente é projetada assimetricamente, de forma a ajustar-se ao normal funcionamento dos olhos. Cada zona de distância passa gradualmente para a outra, sem interrupções.
A lente progressiva funciona da seguinte forma:
1. A metade superior da lente é usada para a visão ao longe, por exemplo, para ver uma paisagem.
2. A parte central da lente ajuda a ver as coisas a uma distância intermediária, por exemplo, televisão.
3. A parte inferior da lente auxilia a visão ao perto, por exemplo, para ler um livro ou usar o telefone.
4. As áreas laterais são normalmente desfocadas ou distorcidas. Para ver através de cada uma das zonas necessita de levantar a cabeça mudando o foco para uma zona diferente da lente.
2. Quais as vantagens de utilizar as lentes progressivas?
Estes tipos de lentes trazem aos seus utilizadores um conjunto de vantagens únicas que facilitam o seu dia a dia:
- Com apenas um par de óculos resolve todos os problemas, pois fornecem uma correção da visão precisa em todas as distâncias;
- A mudança dos ângulos de visão é gradual entre si. Não irá sentir uma mudança de imagem;
3. Quem precisa de usar lentes progressivas?
As lentes progressivas são utilizadas para corrigir um problema de visão denominado de presbiopia. O aparecimento da presbiopia está ligado na sua maioria à idade, que torna mais difícil ver as coisas ao perto. Além de outros erros de refração que o paciente possa já ter, como por exemplo, miopia e astigmatismo.
As lentes progressivas são melhoria dos óculos bifocais oferecendo uma correção para curtas, médias e longas distâncias.
4. O que deve ter em consideração antes de compras lentes progressivas?
Este é uma das grandes questões. Para quem vai começar a usar pela primeira vez lentes progressivos sigam os nossos conselhos que retratam os 10 anos de experiência no ramo da ótica:
- Aprender como alternar entre as zonas óticas da lente é algo que acontece de forma natural na maioria dos casos, existindo um tempo de adaptação pode divergir entre pacientes. As lentes progressivas podem provocar algum desconforto no início, mas, com o passar do tempo irá desaparecer. A percentagem de pessoas que não se adaptam é baixa.
- As distorções periféricas são inevitáveis para qualquer tipo de lente progressiva. O seu olho e o seu cérebro geralmente adaptam-se e aprendem a ver através de cada zona com eficiência.
- As lentes progressivas têm um preço um pouco mais alto, mas o custo vs benefício compensa.
Esperamos ter ajudado a clarificar as suas dúvidas sobre lentes progressivas. Caso ainda tenha alguma questão sobre este tema não hesite em enviar as suas questões por Whatsapp ou deixar na caixa de comentários, estamos aqui para ajudar.
Siga as redes sociais da Premium Ópticas onde falamos mais sobre saúde ocular.